Diego Milito

Diego Alberto Milito
Diego Milito
Data de Nascimento12/06/1979
NacionalidadeArgentina
Local de nascimentoBernal (ARG)
Altura1,83m
Peso78kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeInternazionale
Número
19

História

Clubes por onde passou
  • Racing (ARG): 1999-2004
  • Genoa (ITA): 2004-2005
  • Real Zaragoza (ESP): 2005-2008
  • Genoa (ITA): 2008-2009
  • Inter de Milão (ITA): 2009-2010

A habilidade da família Milito, pelo jeito, vem de berço. Jogador da Inter de Milão, o argentino Diego Alberto tem um irmão igualmente atleta, Gabriel, que defende o Barcelona. Ambos começaram a carreira em sua terra natal, mas foi Diego foi quem primeiro se destacou ao estrear pelo Racing em 1999 e, dois anos depois, conquistar o Torneio Apertura junto com o time.

A carreira de Diego Milito pela Europa começou em 2004, quando assinou com o Genoa, da segunda divisão. Passou por duas temporadas de sucesso, nas quais marcou 33 gols em 59 partidas, até que o clube foi rebaixado após ser acusado de um esquema de acerto de resultados. Com isso, Milito deixou o time e se juntou ao Real Zaragoza, da Espanha, onde na época seu irmão atuava. Mais uma vez, o argentino fez bonito e marcou quatro gols na primeira semifinal da Copa do Rei de 2006, ajudando seu novo time a bater o Real Madrid por 6 a 1. Diego terminou a temporada como artilheiro do Real Zaragoza com 16 gols no Espanhol.

Com a saída do irmão para o Barcelona, Diego assumiu seu posto de capitão e, novamente, foi um dos maiores goleadores da temporada 2006/07, com 23 gols. No início de 2008, o argentino já tinha uma média superior a um gol a cada dois jogos pelo Zaragoza. Em setembro daquele ano, no entanto, o atleta decidiu voltar para o Genoa e, mais uma vez, destacou-se como goleador – encerrou a temporada com 24 gols em 31 jogos, atrás apenas do craque sueco Ibrahimovic.

Finalmente em maio de 2009, Diego trocou o Genoa pela Inter. Repetindo a escrita, logo passou a integrar a galeria de artilheiros do time de Milão. Pela seleção argentina, o atleta anotou seu primeiro gol contra o Uruguai em 2003, mas ficou por um bom tempo afastado das convocações, inclusive da Copa da Alemanha, em 2006. No ano seguinte, vestiu a camisa argentina na Copa América, quando o país foi superado pelo Brasil na final.

Na temporada 2009/2010, Milito foi o talismã da Inter de Milão na conquista da tríplice coroa. O atacante marcou todos os gols do time italiano nas partidas decisivas pela Liga dos Campeões da Europa, Campeonato Italiano e Copa da Itália.

O primeiro feito aconteceu na vitória sobre a Roma. O artilheiro argentino marcou o gol da vitória por 1 a 0 na decisão da Copa da Itália, em 5 de maio de 2010. Menos de duas semanas depois (em 16 de maio), Diego Milito mais uma vez foi decisivo ao garantir o único tento do jogo com o Siena pela última rodada do Campeonato Italiano. O triunfo garantiu o quinto título consecutivo do Nacional para a Inter.

Mas o goleador foi além. Para fechar o mês de maio perfeito, pois também já estava garantido na lista de Diego Maradona para defender a Argentina na Copa do Mundo da África do Sul, Milito balançou as redes do Bayern de Munique duas vezes na final da Liga dos Campeões, em Madri, e ajudou a Inter de Milão a encerrar um jejum de 45 anos sem obter a taça da principal competição de clubes do velho continente. Ao todo, ele fez 30 gols nas 52 partidas em que atuou pela Inter na temporada 2009/2010.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host