Podolski

Lukas Podolski
Data de Nascimento04/06/1985
NacionalidadeAlemã
Local de nascimentoGleiwitz (POL)
Altura1,82m
Peso83kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em Copa
ClubeColônia
Número
10

História

Clubes por onde passou
  • Köln (ALE): 2003-2006
  • Bayern de Munique (ALE): 2006-2009
  • Colônia (ALE): 2009-2010

Assim como Miroslav Klose, o atacante Lukas Podolski fez pouco gols na edição de 2009/2010 do Campeonato Alemão, com só dois pelo Colonia, mas também conta com a confiança do técnico da Alemanha, Joachim Löw.

As semelhanças entre os dois jogadores não param por aí. Podolski também é polonês naturalizado alemão e filho de uma ex-integrante da seleção polonesa de handebol e de um ex-jogador de futebol com ascendência alemã. Aos dois anos, se mudou com a família para a então Alemanha Ocidental.

Em 2003, com 18 anos, Podolski foi uma das revelações do Campeonato Alemão. Apesar do rebaixamento do Colonia para a segunda divisão, se destacou na equipe, marcando dez gols em 19 partidas. Na época, a imprensa alemã especulou sobre a convocação do atacante para a seleção polonesa, mas o então técnico Pawel Janas não se interessou. “Atualmente, temos atacantes melhores na Polônia”, justificou.

Desprezado na equipe polonesa, Podolski passou a se interessar pela seleção do país onde morava e obteve a nacionalidade alemã em 2004, mesmo ano em que foi convocado pela primeira vez para defender a Alemanha. Em 2006, foi a revelação da Copa daquele ano, disputada em casa.

Em 2010, o atleta esteve na África do Sul com a seleção alemã. A Alemanha fez uma boa campanha na Copa do Mundo, mas caiu na semifinal diante da Espanha. Mesmo assim, o time ainda acabou na terceira colocação ao bater o Uruguai.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host