Quem fica e quem sai da seleção rumo à Copa de 2014

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Port Elizabeth (África do Sul)


Mais uma Copa do Mundo acabou para o Brasil e outro ciclo se fechou. A geração "África 2010" não fez seu papel e volta para casa de mãos abanando. Agora, além da busca por um novo treinador, a seleção também dará início a mais uma renovação. Dunga excluiu os medalhões de 2006. Seu sucessor será praticamente obrigado a excluir o núcleo defensivo deste ano, e a idade será fator decisivo na renovação.

O trio Juan (31 anos), Lúcio (32) e Gilberto Silva (33) já entrou na casa dos 30 e sabia que a Copa de 2010 seria a última de suas carreiras. Também por idade, outros seis nomes que estiveram na África também praticamente disseram adeus à competição: Gilberto (34), Kleberson (31), Grafite (31), Josué (30) e Doni (30).

Entre os que devem seguir na seleção, destaques para nomes como Julio Cesar, Kaká e Robinho e para jovens como Thiago Silva e Ramires, gratas surpresas. Agora é esperar para ver as decisões do sucessor de Dunga. A nova geração já está de olho. Clique nos nomes abaixo e veja detalhes sobre quem deve ficar, quem deve sair e quem está em "cima do muro" rumo ao Mundial de 2014:

Devem ficar
  • Julio Cesar
    Julio Cesar (30)
    Goleiro Tem idade (30) para jogar em 2014 e levará a experiência de duas Copas no currículo. Está em alto nível na Inter de Milão e tinha poucas falhas pela seleção até errar contra a Holanda pelas quartas.
  • Nome Jogador
    Maicon (28)
    Lateral-direito É tão indiscutível na lateral direita que fez Daniel Alves brigar por vaga no meio-campo. Tem futebol e potencial para seguir na elite mundial e defender o Brasil na próxima edição.
  • Nome Jogador
    D. Alves (27)
    Lateral-direito Além de ser uma sombra permanente sobre Maicon, ele tem na versatilidade mais uma virtude que lhe garante espaço no grupo, pois joga de meia e na esquerda.
  • Nome Jogador
    Luisão (29)
    Zagueiro Terá 33 anos em 2014, idade normal para um zagueiro, levando-se em conta a própria idade de Juan e Lúcio neste ano. É experiente, joga dos dois lados e conhece bem o futebol europeu.
  • Nome Jogador
    T. Silva (25)
    Zagueiro É o grande nome da nova geração. Não atuou na África, mas já constrói carreira sólida na Europa: é titular do Milan e apontado como sucessor de Juan.
  • Nome Jogador
    Kaká (28)
    Meia Já tem três Copas no currículo e embora não tenha brilhado em nenhuma ainda terá idade para jogar em 2014. Para isso, terá que chegar bem fisicamente e voltar a ser o Kaká de sempre, não o de 2010.
  • Nome Jogador
    Robinho (26)
    Atacante Principal nome da era Dunga, o atacante ainda é novo e pode ter em 2014 a experiência necessária para ajudar a comandar a seleção em seu terceiro Mundial.
  • Nome Jogador
    Ramires (23)
    Meia Foi uma das gratas apostas de 2010. É jovem, rápido e melhorou a seleção na maioria das vezes em que esteve em campo. Dunga sentiu sua falta na eliminação. Ele estava suspenso contra a Holanda.
Depende...
  • Nome Jogador
    Luís Fabiano (29)
    Atacante Foi o artilheiro da era Dunga com 22 gols, mas estará com 33 anos na próxima Copa e até lá deve ganhar inúmeros concorrentes pela camisa 9. E depende do novo treinador que vier.
  • Nome Jogador
    Elano (29)
    Meia Um dos símbolos dessa geração, fez dois gols em jogos antes de se machucar na África do Sul, mas também estará com 33 anos e está longe de ser unanimidade agora, quanto mais em 2014.
  • Nome Jogador
    Gomes (29)
    Goleiro Será até mais novo que Julio Cesar na próxima Copa, mas ele mesmo admite estar num patamar abaixo atualmente. Para o próximo ciclo, novos nomes têm tudo para diminuir suas chances.
  • Nome Jogador
    J. Baptista (28)
    Meia Foi uma aposta de Dunga e deu resultados na seleção, mas sempre foi muito questionado e está longe de ser um meia capaz de sustentar uma camisa 10, só para citar um exemplo.
  • Nome Jogador
    Felipe Melo (27)
    Volante Vilão da eliminação, o volante sofreu apenas uma derrota pela seleção, justamente diante da Holanda. Ainda é relativamente novo, mas já chegou para esta Copa bastante criticado.
  • Nome Jogador
    Nilmar (25)
    Atacante Também não é unanimidade na seleção. Foi reserva neste ano, mas ainda é novo e deve seguir lutando por vaga na equipe nacional já nos próximos meses, no começo do novo ciclo para a Copa.
Devem sair
  • Nome Jogador
    Juan (31)
    Zagueiro Com 31 anos, o zagueiro dificilmente participará do próximo ciclo da seleção. Assim, despede-se da seleção sem ter comemorado um título mundial, apesar das boas atuações pela equipe.
  • Nome Jogador
    Lúcio (32)
    Zagueiro O capitão de 2010 terá 36 anos na Copa disputada no Brasil. Despede-se da seleção com 17 jogos em Mundiais, ficando atrás apenas de Cafu, Ronaldo, Taffarel e Dunga.
  • Nome Jogador
    G. Silva (33)
    Volante Campeão em 2002, o volante já será um veterano na próxima Copa, sendo que no último ciclo já se manteve na equipe mais por seu desempenho no time do que pelas temporadas que fez.
  • Nome Jogador
    Doni (30)
    Goleiro Só foi para esta Copa por uma dívida de gratidão de Dunga e por ter peitado a Roma para servir a seleção. Estará com 34 anos em 2010 e tem tudo para deixar o grupo assim que o novo treinador assumir.
  • Nome Jogador
    M. Bastos (26)
    Lateral-esquerdo Sua presença na África do Sul já foi muito contestada, já que ele pouco fez pela seleção para merecer a vaga de titular. As chances de seguir no time nacional são muito pequenas em 2014.
  • Nome Jogador
    Gilberto (34)
    Lateral-esquerdo Com 38 anos em 2014, talvez já tenha até se aposentado do futebol. Em 2010 foi convocado mais por sua experiência e para compor o grupo, motivos insuficientes para outro ciclo.
  • Nome Jogador
    Josué (30)
    Volante Reserva de Gilberto Silva, o volante também terá 34 anos na próxima Copa. E mesmo nessa se mostrou um jogador regular, nada mais do que isso. Ganhou Dunga por seu empenho mostrado.
  • Nome Jogador
    Kleberson (31)
    Volante Foi muito útil em 2002 e um coadjuvante sem brilho algum em 2010. Para 2014, será um mero espectador, já que mal consegue se firmar como titular do Flamengo.
  • Nome Jogador
    Grafite (31)
    Atacante Outro cuja presença na África do Sul foi surpreendente. Ter uma sequência na seleção é missão quase impossível. Para piorar, terá 35 anos na próxima Copa do Mundo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host