Destaques da Copa de 1998

Veja curiosidades de todas as copas

Sem as madeixas: O argentino Batistuta cortou o cabelo para ir ao Mundial após ordem do treinador argentino

Sem as madeixas

O argentino Batistuta cortou o cabelo para ir ao Mundial após ordem do treinador argentino

Com 18 partidas: Dunga e Taffarel (f) se tornaram os recordistas de jogos pelo Brasil em Copa

Com 18 partidas

Dunga e Taffarel (f) se tornaram os recordistas de jogos pelo Brasil em Copa

Indisciplinado: Rigobert Song, de Camarões, tornou-se o 1º da história a ser expulso em 2 Copas

Indisciplinado

Rigobert Song, de Camarões, tornou-se o 1º da história a ser expulso em 2 Copas

Destaque: A França terminou o Mundial com melhor ataque e defesa, uma marca histórica

Destaque

A França terminou o Mundial com melhor ataque e defesa, uma marca histórica

  • Mais Batigol

    Com os três gols marcados na goleada de 5 a 0 da Argentina sobre a Jamaica, Gabriel Batistuta tornou-se o primeiro jogador a marcar três gols em uma mesma partida em duas Copas distintas. Em 1994, ele havia feito três gols na vitória argentina sobre a Grécia, por 4 a 0.

  • Dupla nacionalidade

    Ao marcar um gol na vitória da Croácia por 3 a 1 sobre a Jamaica, Robert Prosinecki tornou-se o primeiro jogador a marcar gols por dois países diferentes em Copas do Mundo. Em 1990, jogando pela Iugoslávia, Prosinecki fez um dos gols da vitória por 4 a 1 sobre os Emirados Árabes Unidos.

  • Do céu ao inferno

    Treinador campeão quatro anos antes, Carlos Alberto Parreira tornou-se o primeiro técnico a ser demitido durante uma Copa do Mundo. Ele caiu após ver sua equipe, a Arábia Saudita, perder os dois primeiros jogos na primeira fase.

  • Rapidinho

    O dinamarquês Ebbe Sand foi o autor do gol mais rápido de um reserva na história das Copas do Mundo. Apenas 16 segundos após entrar em campo, o atacante marcou um gol na vitória por 4 a 1 sobre a Nigéria.

  • Número de sorte?

    O técnico Mario Jorge Lobo Zagallo sempre alardeou que o número 13 lhe dava sorte. Em 1998, não foi bem assim. A derrota na final foi a 13ª do Brasil em Copas. E a seleção voltou para casa no dia 13 de julho.

  • Voo da alegria

    No início de junho, cerca de 60 convidados da CBF, entre eles cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, embarcaram para assistir à Copa com todas as despesas custeadas pela entidade.

  • Só dá ele

    O meia alemão Lothar Matthäus bateu recorde de participações em Mundiais. Em sua quinta Copa, ele completou 25 jogos pela Alemanha. O jogador chegou a três finais na carreira (1982, 1986 e 1990) e ganhou um título.

  • Gol de ouro

    O zagueiro francês Laurent Blanc fez o primeiro "gol de ouro" da história das Copas, na sofrida vitória da França sobre o Paraguai nas oitavas de final do torneio. Quem levou o gol foi o polêmico José Luis Chilavert.

  • Síndrome dos pênaltis

    A Itália foi eliminada nos pênaltis pela terceira vez seguida. Perdeu para a Argentina na semifinal em 1990, para o Brasil na final em 1994, e para a França nas quartas de final em 1998.

  • Sorte de principiante

    Estreante, a Croácia conseguiu um surpreendente terceiro lugar. Com isso, igualou feito de Portugal em 1966. As duas seleções contaram com brilho de artilheiros: Davor Suker e Eusébio.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host