Maradona brilha com pés e mão e decide o título mundial a favor da Argentina

Argentina - Brasão

Argentina Maradona brilha com pés e mão e decide o título mundial a favor da Argentina

Comandada pelo craque Diego Maradona, a Argentina conquistou o título da Copa do Mundo de 1986 com uma campanha impecável. Após sete jogos disputados, a seleção sul-americana somou seis vitórias e um empate, com 14 gols marcados e apenas cinco sofridos.

Na estreia, os argentinos bateram a Coreia do Sul por 3 a 1, com dois gols de Valdano e um de Ruggeri. Na segunda rodada, empataram em 1 a 1 com a temida Itália, gol de Maradona, que começava a brilhar. Diante da Bulgária, uma vitória tranquila por 2 a 0, gols de Valdano e Burruchaga, garantiu a classificação da Argentina em primeiro lugar do grupo.

A boa campanha na primeira fase não livrou os argentinos de uma pedreira nas oitavas de final: um clássico contra Uruguai. Em jogo duro, a seleção argentina impôs sua melhor qualidade técnica e venceu por 1 a 0, gol de Pasculli.

Na sequência, outro campeão mundial atravessou o caminho da Argentina. A partida foi contra a Inglaterra, apimentada pela recente rivalidade que a Guerra das Malvinas criou entre os dois países. O jogo se tranformou em um espetáculo protagonizado por Diego Maradona.

Aos 6min do segundo tempo, o camisa 10 foi lançado na área, ganhou dos zagueiros na velocidade e dividiu com o goleiro Shilton. Malandro, desviou a bola com a mão e abriu o placar para a Argentina. Para azar da Inglaterra, o árbitro não viu a infração. Após o jogo, o argentino disse que marcou com "a mão de Deus".

Quatro minutos depois, o craque pegou a bola no meio do campo e saiu driblando. Passou por toda a defesa inglesa, driblou também o goleiro inglês e tocou para as redes, marcando um dos gols mais belos da história do futebol. Lineker ainda diminuiu no final, mas a Inglaterra não teve forças para reagir.

A semifinal contra a Bélgica foi mais tranquila, vitória por 2 a 0, com mais dois belos gols de Maradona. A final contra a Alemanha não poderia ser diferente: um grande jogo, com muita emoção. A Argentina dominou o primeiro tempo e saiu na frente, com gol de Brown, aos 22min. Na segunda etapa, logo aos 11min, Valdano ampliou para 2 a 0.

Quando a seleção alemã parecia entregue, aos 28min, Rummenigge diminuiu e deu novo ânimo ao time. Nove minutos mais tarde, Voeller empatou e renovou as esperanças da Alemanha.

Muito marcado, Maradona teve poucas chances no ataque. No entanto, bastou um descuido da marcação alemã para o craque decidir a Copa. Aos 38min, O camisa 10 fez um belo lançamento que encontrou Burruchaga livre para marcar o gol do merecido título mundial, o segundo da Argentina.

Escalação da Seleção

Jogos disputados
7
Gols marcados
14
Gols sofridos
5
Assistências de Maradona
5
Ingleses driblados por Maradona
6
Idade de Maradona na Copa
25
  • "O triunfo pertence ao conjunto e não a mim. Não me sinto mais campeão do mundo do que qualquer outro jogador." Maradona, em momento de modéstia, após a conquista do título

Data Fase Jogos
02/06/1986 1ª fase Argentina Argentina - Bandeira 3 x 1 Coreia do Sul - Bandeira Coreia do Sul
05/06/1986 1ª fase Itália Itália - Bandeira 1 x 1 Argentina - Bandeira Argentina
10/06/1986 1ª fase Argentina Argentina - Bandeira 2 x 0 Bulgária - Bandeira Bulgária
16/06/1986 Oitavas Argentina Argentina - Bandeira 1 x 0 Uruguai - Bandeira Uruguai
22/06/1986 Quartas Argentina Argentina - Bandeira 2 x 1 Inglaterra - Bandeira Inglaterra
25/06/1986 Semifinal Argentina Argentina - Bandeira 2 x 0 Bélgica - Bandeira Bélgica
29/06/1986 Final Argentina Argentina - Bandeira 3 x 2 Alemanha Ocidental - Bandeira Alemanha Ocidental

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host