Destaques da Copa de 1938

Veja curiosidades de todas as copas

Na base da força: Anexada por Hitler, a Áustria cedeu jogadores à Alemanha para a disputa da Copa do Mundo

Na base da força

Anexada por Hitler, a Áustria cedeu jogadores à Alemanha para a disputa da Copa do Mundo

Inusitado: O elástico do calção de Meazza rasgou ante Brasil; mesmo assim, ele fez gol

Inusitado

O elástico do calção de Meazza rasgou ante Brasil; mesmo assim, ele fez gol

Homem de papel: O austríaco Sindelar desafio Hitler ao se negar a defender a Alemanha na Copa

Homem de papel

O austríaco Sindelar desafio Hitler ao se negar a defender a Alemanha na Copa

Se vira: O atacante Leônidas da Silva marcou gol de pé descalço em jogo contra a Polônia

Se vira

O atacante Leônidas da Silva marcou gol de pé descalço em jogo contra a Polônia

  • Apressado come cru

    A Alemanha vencia a Suíça por 2 a 1, quando, no intervalo, integrantes da comissão técnica alemã resolveram enviar um telegrama contando sobre a vitória. No entanto, na etapa final, a Suíça fez três gols e ficou com a vaga para a fase seguinte.

  • Viva voz

    Os brasileiros puderam acompanhar pela primeira vez a transmissão ao vivo, pelo rádio, das partidas da seleção. Em São Paulo, milhares de pessoas aglomeravam-se nas proximidades do Viaduto do Chá para ouvir Gagliano Netto narrar os jogos.

  • Direto e reto

    Ao contrário do que ocorreu 4 anos antes com a Itália, a anfitriã França não precisou passar pelas eliminatórias para participar da Copa do Mundo.

  • Luto ideológico

    Durante a Copa, a Itália abandonou o tradicional azul das camisas pelo preto do fascismo, após ordens de Benito Mussolini.

  • Gordinhos

    Os quinze dias de viagem para a França a bordo do navio Arlanza foram problema para a seleção. Os jogadores engordaram, apesar dos exercícios físicos no convés. Romeu, o que tinha mais tendência a engordar, saiu do Brasil com 70 kg e desembarcou na França com 79 kg.

  • Gafe oficial

    O presidente da França, Albert Labrun, foi convidado para dar o pontapé inicial da Copa do Mundo, na partida em que a Suíça empatou com a Alemanha em 1 a 1. O dirigente conseguiu a proeza de errar o chute, arrancando um punhado de grama do solo e risos dos torcedores.

  • Tour de France

    Durante os seus oito dias de disputa do Mundial, a seleção brasileira percorreu 4.000 quilômetros pelo território francês.

  • Pelo alto

    Atual campeã mundial, a Itália era a única seleção do torneio que dispunha de avião para viajar entre as sedes da competição.

  • Soy loco por ti, América

    O Brasil foi o único país da América do Sul que se propôs a encarar uma longa viagem de navio para participar da Copa do Mundo na França.

  • Estreia decepcionante

    As Índias Ocidentais Holandesas, atual Indonésia, foram o primeiro país da Ásia a disputar a Copa. Levou 6 a 0 da Hungria e ficou em último lugar.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host