Organizada pela primeira vez, seleção faz boa campanha e vai longe na Copa

Brasão do Brasil

Brasil Organizada pela primeira vez, seleção faz boa campanha e vai longe na Copa

Na última Copa antes da Segunda Guerra Mundial, o Brasil, pela primeira vez na história, conseguiu ir além das rodadas iniciais. Confiante, talvez até em demasia, a seleção ficou próxima do título. Foi o Mundial dos europeus, com apenas três seleções de fora do continente: Cuba, Índias Holandesas e Brasil. Por aqui, era a época áurea do rádio, com direito a transmissões de boletins do torneio na França.

Mais organizado e sem desfalques por brigas bairristas, a seleção estreou com vitória por 6 a 5 sobre a Polônia, na prorrogação. Leônidas travou um duelo particular com o atacante polonês Willimowski. No final do jogo, o europeu havia marcado quatro gols, um a mais que o brasileiro.

Nas quartas de final, o Brasil precisou de 210 minutos para passar pela Tchecoslováquia, que contava ainda com o artilheiro da Copa anterior, Oldrich Nejedly, e o lendário goleiro Planicka. A primeira partida terminou empatada em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, e foi necessário um jogo extra para determinar o semifinalista.

Devido à violência do encontro anterior, brasileiros e tchecos entraram em campo 48 horas depois bastante desfalcados. Com uma equipe reserva reforçada pelo "Diamante Negro", o Brasil venceu de virada, por 2 a 1, com gols de Leônidas e Roberto.

Na semifinal, o Brasil encontrou pela frente a Itália. O feriado de Corpus Christi no país favoreceu o acompanhamento da partida por milhares de torcedores, ligados na transmissão de rádio feita por Gagliano Netto, o único locutor brasileiro presente ao Mundial.

Para aqueles que acompanharam a partida, os brasileiros teriam menosprezado o adversário. Além disso, em decisão controversa, o técnico Ademar Pimenta optou por deixar Leônidas no banco de reservas, alegando uma contusão, quando o atacante teria condições de atuar.

Logo no início do segundo tempo, aos 10min, Colaussi abriu o placar para os italianos. Cinco minutos depois, o árbitro suíço Hans Wuthrich acertadamente marcou pênalti de Domingos da Guia sobre o atacante Piola numa falta fora do lance. Apesar dos protestos, Giuseppe Meazza cobrou com perfeição e ampliou a vantagem italiana. No fim do jogo, aos 42min, Romeu ainda descontou para o Brasil, mas já era tarde.

No entanto, restou ao Brasil a disputa pelo terceiro lugar, contra a Suécia. Com Leônidas em campo, a seleção venceu por 4 a 2 e encerrou de forma honrosa a sua melhor participação em Copas até então.

Escalação da Seleção

Jogos disputados
5
Gols marcados
14
Gols sofridos
10
Gols marcados por Leônidas
7
Semanas de treinos
2
Rádios que transmitiram
5
Tempo mínimo entre jogos
49h
  • "O jogo estava parado. Piola vinha na corrida e me atingiu com um pontapé, que eu revidei. O juiz não podia prejudicar o time com o jogo parado." Domingos da Guia comenta sobre o polêmico pênalti na semifinal da Copa do Mundo, contra a Itália

Data Fase Jogos
05/06/1938 Oitavas Brasil Brasil - Bandeira 6 x 5 Polônia - Bandeira Polônia
12/06/1938 Quartas Brasil Brasil - Bandeira 1 x 1 Tchecoslováquia - Bandeira Tchecoslováquia
14/06/1938 Desempate Brasil Brasil - Bandeira 2 x 1 Tchecoslováquia - Bandeira Tchecoslováquia
16/06/1938 Semifinal Itália Itália - Bandeira 2 x 1 Brasil - Bandeira Brasil
19/06/1938 3º lugar Brasil Brasil - Bandeira 4 x 2 Suécia - Bandeira Suécia

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host