Felipão é o preferido entre as personalidades do futebol; Mano e Luxemburgo agradam
Ex-jogadores, dirigentes e comentaristas opinam sobre escolha do técnico da seleção Felipão Felipão Muricy Muricy Mano Mano Gomes Gomes Luxa Luxemburgo
Zagallo Zagallo Tetracampeão com o Brasil Não quero dar a minha visão sobre Felipão, Muricy e Mano. Sei que além deles, o Dorival Júnior está fazendo um bom trabalho. Os nomes são esses, mas quem decide é o Teixeira.
Marcio Santos Márcio Santos Zagueiro da seleção na Copa de 1994 O mercado de treinadores está escasso e alguns que poderiam entrar, como o Luxemburgo e o Muricy, estão em baixa. O indicado, no entanto, deve ser o Felipão, pois tem muita experiência internacional e sabe como ser campeão.
Vitor Birner Vitor Birner Blogueiro do UOL Esporte Felipão seria de longe a melhor opção só pelo trabalho de campo. Além das virtudes para montar um time, sabe ganhar o apoio popular. Mano Menezes seria minha segunda opção, pois sabe montar times raçudos. Já a escolha de Muricy seria um erro.
Erich Beting Erich Beting Blogueiro do UOL Esporte O Mano Menezes sabe trabalhar com o grupo e é o melhor pela história que pode ser construída. Felipão tem uma experiência grande, mas precisa aparar as arestas da saída da seleção em 2002, e o Muricy é temperamental e tem um histórico de desgaste com a imprensa.
Emerson Emerson Volante nas Copas de 1998 e 2006 Para dar uma mudada seria bom ter o Luxemburgo. O Felipão é o último vencedor e todos se lembram disso. Se a CBF quer mudar o estilo, tem que ser o Luxemburgo. O Dunga tentou imitar o Felipão em algumas coisas e não conseguiu, como formar uma família e ser linha dura.
Mauro Galvão Mauro Galvão Zagueiro nas Copas de 1986 e 1990 Os nomes cogitados são todos bons, temos condições de retomar e fazer um bom trabalho. Talvez o problema da seleção nem seja do treinador. O Luiz Felipe, como outros nomes que têm condições, são treinadores fortes.
Tite Tite Treinador Grandes trabalhos e títulos credenciam ao maior cargo do futebol brasileiro. Nisso, surgem os nomes do Felipão, Paulo Autuori e Abel Braga. Todos campeões do mundo.
Wilson Gottardo Wilson Gottardo Zagueiro na Copa América de 1991 Conheço o Muricy da época em que ele era assistente do Telê Santana no São Paulo. O Mano já mostrou qualidades no Corinthians, mas a carreira do Felipão é mais vitoriosa. O novo comandante precisa entrar no cargo de alma, corpo e espírito.
Evair Evair Ex-Palmeiras e atacante no Pan de 1987 Felipão é o nome ideal. Ele é muito querido pela torcida e a experiência dele pode falar mais alto. O Mano mostra ter um ótimo caráter, além de ser competente, centrado e dedicado ao trabalho. Já o Muricy é um grande estudioso, mas acho que esse cargo requer experiência de seleção.
Carlos Alberto Torres Carlos Alberto Torres Capitão na Copa de 1970 É uma questão que precisa ser analisada cuidadosamente pela CBF. Eu, sinceramente, não tenho um nome em mente. Existem várias opções, cada um com seu estilo.
Nunes Nunes Atacante da seleção entre 1978 e 1980 O Felipão é o nome aceito por todos os torcedores brasileiros e o meu favorito, mas coloco nessa linha também o Zico. Esses dois mostram qualidades para um bom trabalho na seleção brasileira. Apesar de ser muito bom, o Muricy não tem experiência com seleções e isso pode jogar contra.
Valdir Bigode Valdir Bigode Ex-atacante de Vasco e Atlético-MG O Felipão é um treinador com nível 10, acima dos outros. Ainda mais em uma Copa do Mundo no Brasil, a cobrança será muito grande. O Muricy ganhou tudo nacionalmente e é um treinador de nível 9. Um pouco abaixo, mas não menos qualificado, vem o Mano, que é de nível 8.
Paulo Isidoro Paulo Isidoro Meia na Copa do Mundo de 1982 O Mano Menezes tem trabalhos muito bons em clubes e o Muricy é muito vibrante, no estilo que joga com os atletas. O Felipão, no entanto, é firme, tem segurança, e é o mais indicado para o momento.
Ricardo Rocha Ricardo Rocha Zagueiro nas Copas de 1990 e 1994 O Felipão pode ser um bom nome, mas não sei se ele vai aceitar. É esperar. O Brasil precisa fazer preparação forte para a Copa de 2014. A pressão será muito maior. Outras equipes já montaram uma base nova. O novo treinador precisará mexer em toda estrutura da equipe.
Falcao Falcão Astro do futsal Eu considero o Luxemburgo a pessoa ideal para a seleção. Eu sempre admirei a maneira como ele monta as equipes, extraindo o máximo de cada atleta. E para a Copa no Brasil, a seleção não pode ter um inexperiente no cargo.
Paulo Sérgio Paulo Sérgio Atacante na Copa do Mundo de 1994 O Felipão já teve essa oportunidade. Creio que o Brasil precisa de alguém que traga novidades. E o Muricy se enquadra neste sentido, pois é disciplinador, sério e coleciona vários títulos. Eu gostaria de ver o Muricy na seleção.
Gilmar Gilmar Goleiro na Copa do Mundo de 1994 Eu gostaria do Felipão, tendo o Parreira em um cargo executivo na CBF. O Felipão pode seguir no Palmeiras nos primeiros 2 anos, pois é ruim ficar longe do futebol. Técnico é como cirurgião: não pode trabalhar só de vez em quando.
Marco Aurélio Cunha Marco Aurélio Cunha Superintendente de futebol do São Paulo Eu vejo o Ricardo Gomes como a pessoa que mais se enquadra no perfil que a CBF deseja. Ele é um disciplinador, sabe como a CBF funciona, foi capitão da seleção, tem visão estratégica e conhece o futebol europeu. É uma pessoa se impõe de uma forma serena e educada.
Antonio Roque Citadini Antonio Roque Citadini Ex-dirigente do Corinthians O problema não é a falta de técnico, e sim de craque. É a pior safra dos últimos 50 anos. Temos grandes jogadores, mas nenhum fora de série. Não temos mais atletas do nível do Romário, Ronaldo, Pelé, Rivelino, Tostão, Garrincha. O treinador é o de menos.
Vampeta Vampeta Volante na Copa do Mundo de 2002 Tem várias opções. Fica a critério da CBF escolher. Além do Mano e do Felipão, que foram especulados, temos também o Muricy e o Vanderlei Luxemburgo. Agora vai depender do estilo que a CBF preferir. Mas não tenho um treinador em especial a citar.
Dirceu Lopes Dirceu Lopes Meia da seleção em 1970 Felipão é a melhor opção, pois tem experiência e é linha-dura, mas sem ignorância. O Mano tem o mesmo estilo e mantém diálogo com os atletas, mas não tem experiência com seleções. Já o Muricy gosta do futebol-arte, mas precisa melhorar esse lado ranzinza.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host